Home
Metodologia

Metodologia

A Rede CNH possui um programa terapêutico padrão com duração de 9 meses, que visa, fundamentalmente, proporcionar a conscientização dos malefícios das drogas, a valorização do aderente, o fortalecimento da sua autonomia, e a reinserção no meio social e familiar; tudo com o devido acompanhamento médico, psicológico e social que este necessita.

Além dos princípios gerais clínicos e medicamentosos específicos para cada paciente, o programa tem como base filosófica o autoconhecimento, por isso trabalho com a formação de grupos de auto-ajuda, que se orientam por três pontos fundamentais:

ESPIRITUALIDADE: autoconhecimento do ser humano, independente da religião, dogmas ou seitas, promove a reflexão do “Eu Maior” de um “Poder Superior”, que seu contato ou entendimento auxilia o processo de recuperação.

DISCIPLINA: sem qualquer tipo de mecanismo ou imposição, um programa disciplinar determina limites e regras de convivência durante o período de internação.

TRABALHO: explorar os potenciais individuais, utilizando o paciente em atividades ou tarefas laborais que promovem o engajamento da melhor forma possível, com o benefício e sensação de ser útil ao próximo na comunidade.

O programa de recuperação do Centro Novos Horizontes, utiliza técnicas de tratamento que tem como referência o programa de 12 passos de Alcoólicos Anônimos e dos princípios do Amor Exigente.