Home
Modalidades de Internação

Modalidades de Internação

A internação do paciente é necessária quando há intoxicação aguda ou crônica e, consequentemente, ele já não tem condições de tomar decisões ou cuidar de si mesmo. Também são indicadas quando a pessoa tem dificuldade em ficar abstinente, há desgaste da família, que fica sem saber como ajudá-lo em casa, ou ainda em situações que coloquem em risco a segurança da pessoa e de quem estiver em volta, devido à falta da droga ou do envolvimento com o tráfico.

De acordo com a Lei N° 10.216, sancionada em 6 de abril de 2001, são considerados os seguintes tipos de internação psiquiátrica:


Internação Voluntária

Para pessoas que precisam do tratamento-residente, e concordam com a internação. Esta se dá mediante declaração escrita do paciente, manifestando sua opção pelo tratamento. O acompanhamento é realizado por equipe de profissionais, treinados e capacitados, composta por médicos (psiquiatra e clínico), psicólogos, consultores em dependência química, terapeutas ocupacionais, professores de educação física, monitores, e enfermeiros.


Internação Involuntária

Esta modalidade de internação é indicada para pessoas que precisam do tratamento, mas não concordam com a internação. Deve ser aplicado nos casos compulsivos, quando o dependente corre riscos ou torna arriscada a vida de seus familiares. O CNH possui todas as autorizações legais para efetuar este tipo de internação, equipe especializada em remoção, e infra-estrutura adequada para receber o paciente. Para este tipo de internação, é necessário informar o Ministério Público, em até 72h, através de Atestado Médico.


Internação Compulsória

A internação compulsória também ocorre sem o consentimento do paciente, porém é determinada, de acordo com a legislação vigente, pelo juiz competente, que levará em conta as condições de segurança do estabelecimento, quanto à salvaguarda do paciente, funcionários e demais internados. Esta se dá, em casos extremos, mediante atestado médico, alegando que a pessoa não tem domínio sobre sua condição psicológica e física.